terça-feira, 28 de julho de 2009

ATIVIDADES COM DOMINÓ (COORDENAÇÃO MOTORA FINA)







Usar o dominó para atividades de coordenação motora fina é interessante. Montar, enfileirar, girar, alinhar, formar, derrubar são algumas possibilidades para este material. Usando a criatividade a criançada forma castelos, faz peões, forma trenzinhos, cria figuras e letras, e ainda pode muito mais. Além disso, com os seu pontinhos é possível desenvolver atividades matemáticas. EXPLORE!!!

sexta-feira, 24 de julho de 2009

DESAFIO DE BAMBOLÊ


O Desafio de Bambolê está virando mania aonde é aplicado. Aguardado principalmente pelas meninas, mas realizado com todos, este desafio não tem idade e tem como objetivo ficar o maior tempo possível com o bambolê na cintura. Após aquecimento dos alunos com o bambolê na cintura, o professor avisa o início do desafio e após o sinal somente permanece na disputa quem permanecer girando o bambolê na cintura. Alguns caem cedo, mas outros permanecem por um longo período. É barato ver os alunos se dedicando para não deixar o bambolê cair. Ao final o aluno que ficar mais tempo se torna o vencedor do Desafio de Bambolê.

terça-feira, 14 de julho de 2009

Squash de tênis de mesa



Jogo utilizando os materiais de tênis de mesa, jogado numa parede como o jogo de squash.


Organiza-se uma sequencia de jogadores e cada um deve golpear a bolinha contra a parede dentro do espaço combinado. Quem não consegue rebater dentro do espaço determinado vai saindo da disputa até ficar um jogador vencedor.

quinta-feira, 9 de julho de 2009

DOBRADURAS DE PAPEL (ORIGAMIS)




Poder construir seus próprios brinquedos é algo muito gratificante. Com folhas de papel é possível fazer diversos brinquedos e soltar a imaginação para utilizá-los. Aviões, barcos, animais, balões, chapéu e muito mais é possível fazer através de dobraduras. Na foto as crianças estão com os aviões caças e realizam a corrida do avião de papel.

quinta-feira, 2 de julho de 2009

TRAJETO DOS OBSTÁCULOS





Nesta atividades podem ser usados vários obstáculos para os alunos
ultrapassarem. Nestas imagens temos exemplos de obstáculos coordenativos, de equilíbrio, agilidade, força, percepção espacial. Com uma organização dos materiais é possível variar movimentos na passagem pelos obstáculos.