segunda-feira, 24 de agosto de 2009

JOGO DE HÓQUEI NA QUADRA - DUELOS



O jogo de Hóquei na Quadra é uma atividade dinâmica que desenvolve a agilidade, resistência aeróbica, coordenação motora e passa para os alunos muita empolgação.

domingo, 23 de agosto de 2009

BOCHA DE DISCOS


Com discos de madeiras é possível realizar o jogo de bocha na quadra. Com duas cores e mais um mini disco (bolim), os alunos conhecem as regras do jogo de bocha e jogam entre si controlando a força no momento do lançamento dos discos. A vantagem de ser discos de madeira é que não estragam a quadra.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

ATIVIDADES COM QUILICAS












Atividades com quilicas com o auxílio de outros materiais. É possivel realizar a bocha com quilicas, o tobogã para quilicas, girar a quilica no conê, fazer a quilica deslizar pela corda, deslizar a quilica dentro do bambolê. Além disso esse material pode ser usado para brincadeiras tradicionais como bóca, triângulo, adivinha em que mão está, olhinho, além de servir para exercícios de coordenação motora, noção de tempo/espaço, correr atrás da sua quilica.

sábado, 15 de agosto de 2009

MATERIAS DE CASA NA ESCOLA - SKATE, PATINS E PATINETE - Material Radical







Uma opção de atividade com a colaboração dos alunos nas aulas de Educação Física é trazer materiais de casa para a escola. Dando essa oportunidade muitos que possuem materiais radicais em casa (patins, skate e patinete) e não conseguem andar por falta de espaço, podem usar a quadra da escola para brincar de uma maneira controlada e organizada com esses materias. Além disso, alguns compartilham seus brinquedos dando a oportunidade para aqueles que não possuem andar também.

sábado, 8 de agosto de 2009

BRINCADEIRA COM PEÕES


Uma brincadeira de tempos antigos que a criançada sempre gosta, os peões fazem um movimento legal e a disputa é ver quel o que fica mais tempo rodando.
Também é possível criar peões com materiais alternativos, com a tampinha de detergente, um preguinho e uma tampa de garrafa.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

JOGO DE HÓQUEI NA QUADRA

Nesse jogo de Hóquei as crianças determinam o espaço do jogo com duas traves de cônes e utilizam dois bastões para lançar o disco e uma tampa de lata de nescau para ser o disco. O objetivo é levar o disco até ultrapassar a trave do gol. Quem faz o gol primeiro vence o duelo e continua para enfrentar o próximo da fila. Quem entra no jogo inicia com a posse do disco. Regras para jogar: cada jogador inicia o confronto entre a sua trave, para deslizar pode pressionar o disco, para recuperar a posse do disco vale golpear o bastão do adversário para tirá-lo de cima do disco, não pode levantar o bastão mais do que o joelho, deve-se tomar cuidado para evitar colocar a perna próximo ao disco e para não golpear o corpo do adversário.
Após compreender as regras, é só ter concentração e se esforçar durante o jogo.

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

PETECA ALTERNATIVA (confecção de brinquedos)











A Peteca é uma brincadeira existente a muito tempo, mas que nos dias de hoje não é muito praticada entre as crianças devido a modernidade. Mesmo assim, quando levada as crianças e mostrada como deve ser jogada, a peteca conquista muitas delas e com um pouco de criatividade e alguns materiais alternativos é possível construir a sua peteca.


Os materiais usados para confeccionar esta peteca foram: folha de jornal amassada para fazer o miolo, um pedaço de pano TNT para embrulhar o miolo e uma fita enrolada para prender o embrulho feito.


Agora que você sabe o que fazer, mãos a obra e conquiste mais pessoas para essa atividade.