sábado, 30 de janeiro de 2016

Um movimento diferente na Escola


 Para se ter uma escola com maior qualidade e significância, é preciso ter ideais, planejamento, pessoas engajadas e ações concretas. Com relação a esta estrutura organizacional de ensino, as aulas de Educação Física devem ser inseridas nesse modelo, buscando fazer com que o Educando tenha a oportunidade de receber informações e relacioná-las na sua vida pessoal e social.
 Neste sentido, os Educadores devem ter consciência do seu papel na escola, sendo mediadores no processo ensino-aprendizagem, elaborando estratégias que valorizem os conteúdos e habilidades que irão ensinar, além dos previamente incorporados pelos educandos.
 Na Educação Física, os conteúdos curriculares podem ter relações com outras disciplinas escolares e vice-versa, ocorrendo a Interdisciplinaridade. Esta relação das disciplinas, tendo o apoio e envolvimento dos profissionais da escola, pode definir ações mais significativas aos educandos e até para os educadores, fazendo valorizar mais a Educação Física e as demais disciplinas. Um exemplo de Interdisciplinaridade com o conteúdo da Educação Física seria desenvolver a atividade de Skate dentro do conteúdo Atividades Radicais. Além de ser para muitos uma novidade dentro do currículo dos conteúdos, este tema (além dos outros) pode ser organizado com ligação a outras disciplinas, estudando por exemplo o surgimento desta modalidade (História), locais de maior promoção da prática (Geografia), nome das manobras e partes do Skate (Inglês), benefícios para a saúde (Ciências), forças atuando nos movimentos (Física), poesias e pensamentos sobre a sensação de quem a pratica (Português e Filosofia), desenhos nos skates e grafite (artes), técnica dos movimentos (Educação Física)...
 Neste sentido as disciplinas podem conversar, relacionando os conteúdos e buscando informações com maior qualidade e significância, gerando um movimento diferente na escola, aonde alunos e professores são agentes transformadores do conhecimento.


“O primeiro passo para se chegar a algum lugar é decidir que você não quer mais ficar aonde está!” 

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

FÉRIAS AGITADAS

 Criançada de férias, sinônimo de tempo disponível e energia abundante com elas. E o que fazer para esta situação não se tornar uma histeria em casa? Buscar opções de movimento corporal com elas, junto com animação e boas histórias para contar. Conforme o ambiente essas atividades podem se classificar em urbanas, de litoral ou do campo. Nas atividades urbanas destacam-se as praticadas em praças, clubes e academias, podendo também ser utilizadas as calçadas e ruas conforme o movimento. Piscinas, esportes com bola, skate são algumas das opções. Já no litoral, destino de muitos nas férias devido à proximidade, as atividades na areia e no mar agitam a garotada. Surf, pipa, taco, futebol de areia, vôlei agradam bem. No campo, o contato com a natureza e a tranquilidade do lugar pode fazer uma combinação prazerosa principalmente para os praticantes de esportes de aventura. Trilhas, pedais, cachoeiras, arvorismo, rafting garantem grande sucesso com a galerinha.  Agora conforme seu interesse e condições escolha seu destino e aproveite. 

ATIVIDADES NO CAMPO

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ATIVIDADES URBANAS

ATIVIDADES DE LITORAL

Educação Física Global no Esportesc.com

Agora as postagens do blog serão publicadas no esportesc.com, na coluna Educação Física Global.
http://www.esportesc.com/colunas/tiago-mafra/Site que trará informações esportivas e relacionadas ao mundo da Educação Física de Bursque e região.
Confira lá.

http://www.esportesc.com/colunas/tiago-mafra/

Tamo Junto.
União e Honra para todos.