domingo, 20 de março de 2016

TA NA NET - Aulas de Ed. Física Prof. Guedes - 16/06





Desenvolvendo a Corporeidade com os pequenos.

RELAÇÃO EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E ESPORTE DE BASE NA ESCOLA


Um assunto que pode ser analisado e discutido é a relação entre Educação Física Escolar e Esporte de Base na escola. Penso que podemos levantar alguns pontos para fazer um comparativo entre essas situações. A Educação Física Escolar está relacionada a Educação, no sentido maior de desenvolver o Indivíduo de maneira ampla, buscando a formação global da criança (experiências motoras). O Esporte de Base tem ligação com o Esporte, tendo ênfase no desenvolvimento específico de uma modalidade esportiva pelo seu praticante (rendimento).
Na Educação Física Escolar, todos os estudantes participam do momento oferecido pelo professor de Educação Física, fazendo que tenham experiências psicomotoras e desenvolvam o aprendizado oferecido. No Esporte de Base, participam os interessados naquela modalidade oferecida, sendo opcional a escolha.
Na Educação Física Escolar as modalidades esportivas desenvolvidas são utilizadas a princípio como um meio, uma ferramenta no processo de ensino-aprendizagem dos objetivos da Educação. Já no Esporte de Base, a modalidade praticada é o fim, com a maior intenção no aprimoramento técnico, físico e tático.
O caráter lúdico é mais demonstrado na Educação Física Escolar, sendo que no Esporte de Base a repetição dos movimentos e a evolução técnica é mais evidenciada.
Existem mais fatores que podem ser comparados e analisados entre esses momentos. Sabemos que um tem relação com o outro, mas precisamos entender o que cada um corresponde e em qual momento devem ser aplicados.
Entendo que em certos momentos da Educação Física Escolar acontece a apresentação das modalidades esportivas aos estudantes como conteúdos das aulas de Educação Física. Mas o foco no desenvolvimento de uma modalidade específica como formação da base deve acontecer em um momento extra, podendo ser oferecido dentro da escola ou em outros locais.
Por isso acredito que o esporte de base seja algo para ser desenvolvido como extensão da Educação Física Escolar. O Esporte de Base sem uma boa Educação Física fica defasado, e uma educação Física Escolar sem o desenvolvimento do Esporte de Base fica desamparada. Um acrescenta ao outro, mas são momentos diferentes para aplicá-los.

domingo, 13 de março de 2016

(TA NA NET) A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR



Vídeo legal mostrando benefícios da Educação Física Escolar.

Bom para analisar e aproveitar idéias. 

- Sugestão: buscar produzir um vídeo de momentos da educação física junto com sua importância com os estudantes.
Boas práticas!!!

domingo, 6 de março de 2016

O que vem da quadra de aula > "Aula Refrescante – Esguichos"

> Nome da Atividade: Aula Refrescante – Esguichos

> Conteúdo: Brincadeira Recreativa

> Como acontece: É combinado com os estudantes para trazerem para escola esguichos de água, podendo comprá-los ou cria-los de maneira artesanal, com garrafinhas de água e furinhos na tampa. Também devem trazer uma toalha para se secar e camisa reserva. Os estudantes enchem seus esguichos e ao sinal do professor começam a respingar uns nos outros, podendo brincar de guerrinha de água. Também são combinadas regras para este momento, como a que não pode esguichar de perto nos olhos do colega e que não devem sair do local combinado. Ao final da brincadeira precisam de um tempo para se secarem e trocarem a camisa molhada pela reserva.

> Habilidades desenvolvidas: descontração, noção de espaço e tempo, velocidade, habilidade óculo manual, cooperação, interação, criatividade.


> Comparação: aproveitar o calor do verão e criar um momento com refresco na aula, pode fazer a garotada ter uma aula diferente e bem animada


Sábado Radical + Jogatina de Tênis de Mesa na Gonzaga 05/03/2016


Sábado Radical e Jogatina de Tênis de Mesa agitam a escola
Padre Luiz Gonzaga Steiner



Sábado à tarde (5 de março), escola aberta para receber
alunos, familiares e comunidade em geral. Foi mais um momento para reunir os
praticantes de atividades radicais e tênis de mesa na Escola Padre Luiz Gonzaga
Steiner, na travessa Lagoa Dourada. No intuito de proporcionar um espaço e oportunidade
para a garotada se ocupar com atividades física, bate-papo e descontração, a
escola organiza periodicamente momentos para abrir os portões e receber os
alunos, comunidade em geral e parceiros nos horários extras. Com isso se busca
criar um vínculo maior com a instituição e uma valorização da escola, aonde os
praticantes utilizam o espaço, mas todos devem ajudar a cuidar para zelá-lo.