terça-feira, 19 de abril de 2016

BOAS PRÁTICAS QUE VEM DA “QUADRA” DE AULA (PERCURSO DE OBSTÁCULOS)

Contribuição: Professor Marcelo / CEI Helga Stoltenberg - Brusque
Nome da Atividade: Percurso dos Obstáculos
Conteúdo: Funções Psicomotoras e Ginástica Geral
Como acontece: O professor de Educação Física organiza um percurso com desafios (obstáculos) para as crianças passarem, utilizando bambolês, cordas, linhas, colchonetes.
Habilidades Desenvolvidas: Equilíbrio, flexibilidade, coordenação motora, consciência corporal, imaginação.
Faixa Etária para atividade: Educação Infantil
Ponto de Vista: estas atividades fazem com que as crianças busquem passar por desafios, sendo que a fantasia pode ser estimulada dizendo que os aros são de gelo, que o colchonete é uma piscina e por aí fora. Ë só soltar a imaginação da junto com a criançada.








domingo, 10 de abril de 2016

IDENTIDADE COM A ESCOLA (símbolos)

Quando temos uma identidade por algo buscamos valorizá-la e acompanhar assuntos relacionados a ela.  A escola também deve possuir sua identidade com os estudantes, professores, familiares e comunidade.

Sua missão, PPP, filosofia, história auxiliam na construção de uma identidade, influenciando no comportamento e ações que acontecem no cotidiano escolar.

Buscar novos símbolos que aumentem a ligação entre  escola e comunidade escolar podem colaborar em uma valorização da função da escola na vida das pessoas, além de aumentar a afinidade dos membros da comunidade escolar com a instituição educacional.

Criar um Mascote, um Slogan, um Lema, um grito de torcida, uma música, um hino, entre outros, utilizando valores e ideias que vão ao encontro do sentido da escola, tendo o envolvimento dos estudantes no processo de produção e definição destes símbolos, colaboram no aumento da identidade.

Promover momentos de propostas para essas produções, atividades em sala, pesquisas, debates, conversas, concursos, fazem os estudantes se sentirem atuantes no processo construção da identidade da escola, aumentando seu sentimento e responsabilidade com ela.

Um exemplo de símbolos adotados na Escola de Ensino Fundamental Padre Luiz Gonzaga Steiner:
> Mascote = GONZAGUINHA
> Slogan = PREPARANDO JOVENS TALENTOS PARA UM FUTURO BRILHANTE
> Lema = UNIÃO E HONRA
> Foram criados também o hino da escola, grito de torcida, música do Gonzaguinha.

Estes símbolos melhoraram os relacionamentos dos participantes, sendo utilizados nas diversas situações e aumentando a identidade da escola.




Fica o incentivo para que as escolas busquem criar seus símbolos na construção de uma maior identidade com a comunidade escolar.

"TA NA NET" - PAINTBALL ADAPTADO

> Nome da Atividade: PAINTBALL ADAPTADO.
> Descrição: Jogo com regras, aonde cada equipe se posiciona de um lado da quadra e tem como objetivo acertar os estudantes adversários com bolas macias. A intenção é se proteger no seu lado da quadra atrás das trincheiras e no momento certo avançar para a quadra adversária para pegar um cone da equipe adversária.
Caso seja acertado o jogador deve sair da quadra de jogo rapidamente. Vence quem conquistar os cones do time adversário primeiro ou caso a equipe adversária seja toda eliminada.
Faixa Etária: mais apropriado para turmas a partir do 3º ANO em diante.
> Ponto de vista: atividade que gera bastante estratégia em equipe e que simula um confronto de exércitos. Pode-se fazer pinturas no rosto antes da atividade e colocar um nome para cada exército.