segunda-feira, 30 de maio de 2016

ESCOLA ISAURA GOUVÊA GEVAERD NO CAMINHO DOS ESPORTES













Na última sexta-feira (27/05), os alunos do 9º ano da Escola Isaura Gouvêa Gevaerd foram convidados a participar do encontro de lançamento do projeto Caminhos do Esporte, idealizado pelo prof. Tiago Mafra (coordenador da Ed. Física Escolar).

Nesse encontro, os alunos vivenciaram várias atividades, que fogem do nosso cotidiano escolar, e garantindo uma experiência muito gratificante. As crianças tiveram a oportunidade de conhecer brinquedos como o trikke, monociclo e outros. Os alunos da Escola Isaura só tem a agradecer por esse momento.
Parabéns ao Prof. Tiago Mafra, pela iniciativa deste rico projeto.

Prof. de Educação Física
Cristiano Ullmann

DIA DO DESAFIO TODOS OS DIAS


 O Dia do Desafio promovido pelo Mundo a cada ano tem a intenção de motivar as pessoas para a prática de atividade física regularmente na promoção da Saúde e Bem Estar.

 Dia 25 de maio será o dia do desafio, mas o principal desafio neste sentido é que cada pessoa busque realizar todos os dias bons hábitos, buscando melhor capacidade na realização das tarefas do cotidiano.

 Além da atividade física regular, outros fatores entram nesta lista de bons hábitos diários. Sono adequado, alimentação balanceada, postura corporal, beber água, controle do estresse, respiração profunda são aspectos que devemos estar atentos e buscar equilibrá-los.

 Cuidar de uns e relaxar em outros pode fazer com que haja um desequilíbrio no organismo, surgindo efeitos negativos e mal estar.


Todos nós temos um prazo de validade, mas fazer com que este prazo se prolongue e que tenhamos bom proveito dele vai depender das nossas ações.
Vamos nessa. Dia do Desafio todos os dias.

domingo, 22 de maio de 2016

O QUE VÊM DA "QUADRA" DE AULA (MOMENTOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL)

Momentos das aulas de Educação Física com turmas da Educação Infantil.
Colaboração: Professora Daniela Jovelina Reinert Alves
CEI Bisa Olga Fischer - Brusque SC
























sexta-feira, 6 de maio de 2016

“O que vem da Quadra de aula” - MOMENTO RADICAL

Nome da Atividade: Momento Radical

Conteúdo: Atividades Radicais

Principais habilidades desenvolvidas: Equilíbrio / Coordenação Motora / Concentração / Cultura / Cooperação

Desenvolvimento: Possibilitar aos alunos a oportunidade de trazerem o material que ele possuem em casa para usar na escola e emprestar aos colegas da turma. Oferecer aos alunos a oportunidade de conhecerem os materiais radicais, suas características e a posição base para utilizar os equipamentos. Orientar as diferentes posições corporais para se explorar os materiais (em  pé, deitado, sentado, ajoelhado).


Contribuição: Professor Ricardo de Oliveira Rocha / EEF Augusta Dutra - Brusque








EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR PROTAGONISTA

Nos dias atuais, percebemos que para fazer uma Educação na escola que tenha significância para os estudantes, precisamos criar momentos que vão ao encontro de interesses e comportamentos conforme a faixa etária.
Música, amizade, artes, esporte, comunicação, fantasia, saúde, tecnologia são assuntos que muitas crianças e jovens se interessam, podendo ser utilizados nas aulas de educação física como “links” de informação, colaborando diretamente no desenvolvimento dos estudantes e na valorização da disciplina.
Percebe-se muitas ações dentro da escola onde outras disciplinas se destacam e ganham prestígio. Feira de matemática, Olimpíadas de Português, Semana de Ciências, entre outras, são momentos que outras disciplinas normalmente encabeçam e se tornam protagonistas.
Neste sentido, a Educação Física Escolar deve mostrar sua importância na formação da criança e ser também protagonista em ações dentro da escola, com aulas, apresentações, projetos, eventos que vão ao encontro de desejos e anseios dos estudantes.
Neste ano acontecem os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, sendo um tema bem relevante para organizar ações na escola. Cultura dos países, diversidade de modalidades, mascote, slogan, calendário, são alguns assuntos relacionados a este evento.
Hábitos de saúde, brincadeiras populares, lazer na comunidade, eventos esportivos, atividades culturais, entre outros podem ser temas que a Educação Física Escolar possui relaç
ão, tendo a possibilidade de fazer um movimento diferente na escola.

Vamos nessa!!!