> Nome: Rapel na Escola
> Conteúdo: Atividade Radical ou de Aventura
> Como acontece: Com intuito de diversificar as atividades nas aulas de Educação Física, foi inserido a atividade de Rapel na Escola, de maneira adaptada e com segurança aos educandos.
Com um equipamento de Rapel, são apresentados aos educandos os acessórios (mosquetão, freio, cadeirinha, capacete, âncora e corda).
Também foi preparado um ambiente com a decoração de Displays do cinema com filmes de temas de escalada. Com isso os educandos puderam curtir o Paredão do Everest e vivenciar situações pendurados na corda. Com os maiores foram ensinados os comandos do freio e orientados a descer controlando o equipamento de uma altura segura. Já os menores ficaram pendurados na cadeirinha com a corda fixa e baixa, aonde puderam se balançar e impulsionar o corpo com os dois pés no paredão.
> Habilidades desenvolvidas: coragem, força, confiança, controle do equipamento, equilíbrio...
> Comparação: estar pendurado é uma sensação diferente, aonde a pessoa se sente em uma maior liberdade, mas com muita responsabilidade.
> Inclusão: foi interessante esta atividade no sentido de dar oportunidade do educando com necessidades especiais (dificuldade de andar), de ficar suspenso na cadeirinha e ter a mesma sensação dos demais colegas.