Quando temos uma identidade por algo buscamos valorizá-la e acompanhar assuntos relacionados a ela. A escola também deve possuir sua identidade com os estudantes, professores, familiares e comunidade.
Sua missão, PPP, filosofia, história auxiliam na construção de uma identidade, influenciando no comportamento e ações que acontecem no cotidiano escolar.
Buscar novos símbolos que aumentem a ligação entre escola e comunidade escolar podem colaborar em uma valorização da função da escola na vida das pessoas, além de aumentar a afinidade dos membros da comunidade escolar com a instituição educacional.
Criar um Mascote, um Slogan, um Lema, um grito de torcida, uma música, um hino, entre outros, utilizando valores e ideias que vão ao encontro do sentido da escola, tendo o envolvimento dos estudantes no processo de produção e definição destes símbolos, colaboram no aumento da identidade.
Promover momentos de propostas para essas produções, atividades em sala, pesquisas, debates, conversas, concursos, fazem os estudantes se sentirem atuantes no processo construção da identidade da escola, aumentando seu sentimento e responsabilidade com ela.
Um exemplo de símbolos adotados na Escola de Ensino Fundamental Padre Luiz Gonzaga Steiner:
> Mascote = GONZAGUINHA
> Slogan = PREPARANDO JOVENS TALENTOS PARA UM FUTURO BRILHANTE
> Lema = UNIÃO E HONRA
> Foram criados também o hino da escola, grito de torcida, música do Gonzaguinha.
Estes símbolos melhoraram os relacionamentos dos participantes, sendo utilizados nas diversas situações e aumentando a identidade da escola.
Fica o incentivo para que as escolas busquem criar seus símbolos na construção de uma maior identidade com a comunidade escolar.