Nesta postagem irei falar sobre a série “Esporte na Escola”, do programa Esporte Espetacular da rede Globo, que trouxe em 4 episódios como alguns países valorizam a educação física escolar e a importância que ela tem na formação de cidadãos, tanto para o esporte, quanto para vida.
Se temos que ter bons exemplos para nos inspirarmos, a série mostrou que países onde a Educação Física Escolar possui apoio e valorização do governo, esta é utilizada como uma ferramenta social no desenvolvimento dos jovens, buscando oportunizar da carreira esportiva, mas acima de tudo, na contribuição para a formação de bons cidadãos.
Na Inglaterra, o investimento na educação física escolar e no esporte tem como interesses, além do desenvolvimento das modalidades, a contribuição para menor incidência de criminalidade, melhores índices na saúde, disciplina, trabalho em grupo e outros benefícios.
Na reportagem nos EUA, foi citado um estudo realizado com cerca de 500 administradores bem-sucedidos, onde perguntado a eles o que recordavam do período da escola que contribuiu na carreira, a grande maioria destacou os ensinamentos e valores que a educação física transmitiu com sua prática.
No Japão, o movimento corporal faz parte da cultura do povo, sendo valorizado como um dos princípios no desenvolvimento global do indivíduo.
No Brasil, escolas que possuem estrutura e recursos, estão buscando apostar na educação física de qualidade para ampliar as capacidades psicomotoras dos estudantes.
Percebendo que a educação física através das suas ramificações pode servir como uma ferramenta social, porque fica tão difícil perceber aqui no Brasil ações governamentais que busquem ampliar a oferta de oportunidades para inserir os jovens na prática de uma atividade física orientada?
Precisamos acordar e entender que o movimento corporal é algo natural do ser-humano e que através dele muitas sensações podem ocorrer, muitos ensinamentos, muitas aprendizagens, muitas relações, muitos benefícios para a saúde, muitas oportunidades.
O momento atual demonstra a necessidade de oferta de ferramentas sociais que combatam os fatores de risco que assombram a sociedade, e o esporte dentro da Educação Física é uma poderosa arma. Pois uma sociedade sem oferta dessas ferramentas, a criminalidade vira um caminho atraente.