sábado, 25 de março de 2017

BRUSQUE FUTEBOL CLUBE NA EDUCAÇÃO FÍSICA

Com a intenção de fazer uma escola social, onde os estudantes possam se envolver em assuntos da comunidade, as turmas dos anos finais da Escola de Ensino Fundamental Padre Luiz Gonzaga Steiner tiveram a orientação para produções de apoio ao Brusque Futebol Clube, clube de futebol profissional da cidade.
A intenção foi envolver os estudantes na produção de materiais, como cartazes, fotos do torcedor e um vídeo motivacional para publicar nas redes sociais.
Cada estudante pode colocar nos cartazes uma palavra ou mensagem positiva ao time. As fotos da torcida foram feitas com as camisas que os estudantes trouxeram do Brusque Futebol Clube. Já o vídeo gravado buscou transmitir a torcida, jogadores, comissão técnica e diretoria o incentivo para sempre entrarem em campo com União e Honra, lema que a escola possui.
Foi interessante porque as produções tiveram visibilidade nas mídias virtuais, no jornal impresso da cidade e na TV.
Além disso, as fotos tiradas foram reveladas e levadas junto com os cartazes no estádio Augusto Bauer, sendo entregue uma foto para cada jogador e os cartazes foram colados no vestiário do clube no jogo contra o Remo – PA pela Copa do Brasil.
Foi gratificante para os Gonzaguinhas e toda a família Gonzaga poder contribuir com o clube da cidade. Essas ações fazem a escola se tornar mais envolvida nos assuntos da comunidade e cidade. Vamos nessa.




terça-feira, 7 de março de 2017

ESPORTE NA ESCOLA

Nesta postagem irei falar sobre a série “Esporte na Escola”, do programa Esporte Espetacular da rede Globo, que trouxe em 4 episódios como alguns países valorizam a educação física escolar e a importância que ela tem na formação de cidadãos, tanto para o esporte, quanto para vida.
Se temos que ter bons exemplos para nos inspirarmos, a série mostrou que países onde a Educação Física Escolar possui apoio e valorização do governo, esta é utilizada como uma ferramenta social no desenvolvimento dos jovens, buscando oportunizar da carreira esportiva, mas acima de tudo, na contribuição para a formação de bons cidadãos.
Na Inglaterra, o investimento na educação física escolar e no esporte tem como interesses, além do desenvolvimento das modalidades, a contribuição para menor incidência de criminalidade, melhores índices na saúde, disciplina, trabalho em grupo e outros benefícios.
Na reportagem nos EUA, foi citado um estudo realizado com cerca de 500 administradores bem-sucedidos, onde perguntado a eles o que recordavam do período da escola que contribuiu na carreira, a grande maioria destacou os ensinamentos e valores que a educação física transmitiu com sua prática.
No Japão, o movimento corporal faz parte da cultura do povo, sendo valorizado como um dos princípios no desenvolvimento global do indivíduo.
No Brasil, escolas que possuem estrutura e recursos, estão buscando apostar na educação física de qualidade para ampliar as capacidades psicomotoras dos estudantes.
Percebendo que a educação física através das suas ramificações pode servir como uma ferramenta social, porque fica tão difícil perceber aqui no Brasil ações governamentais que busquem ampliar a oferta de oportunidades para inserir os jovens na prática de uma atividade física orientada?
Precisamos acordar e entender que o movimento corporal é algo natural do ser-humano e que através dele muitas sensações podem ocorrer, muitos ensinamentos, muitas aprendizagens, muitas relações, muitos benefícios para a saúde, muitas oportunidades.
O momento atual demonstra a necessidade de oferta de ferramentas sociais que combatam os fatores de risco que assombram a sociedade, e o esporte dentro da Educação Física é uma poderosa arma. Pois uma sociedade sem oferta dessas ferramentas, a criminalidade vira um caminho atraente.